Buscar

A virtude da Terra Fértil

Ser humilde tem mais a ver com quem você é do que com o que você tem.



Tenho conversado com diversos atletas durante o período de preparação para competições. Percebo que existe sempre um conflito entre a atitude positiva, que gera confiança e a vontade de serem pessoas simples.


Muitos deles falam pra mim do empenho em serem atletas humildes e da dificuldade de trabalhar a auto confiança, uma vez que essa pode entrar em conflito com o propósito da humildade.


Achei por bem descrever aqui o que falo para esses atletas toda vez que me deparo com esse conflito. A humildade vem do humus, que significa terra fértil. Isse quer dizer que a pessoa humilde se comporta como a terra fértil, que está disposta e preparada para receber novas sementes.


“A pessoa humilde se comporta como a terra fértil que está disposta e preparada para receber novas sementes.”


O que é ser humilde

Uma pessoa humilde tem consciência de seu poder, de seus talentos e habilidades. Mesmo assim ela está disposta a aprender como os outros e a crescer ainda mais. A evolução para a pessoa humilde é constante.

Não podemos confundir a humildade com a caracterísitica de "pouco recurso financeiro". As vezes falamos que uma pessoa é humilde querendo dizer que ela não tem dinheiro. Daí a confunsão. Parece que não podemos ser humildes se formos bons em alguma coisa ou se tivermos recursos materiais.

Eu conheço muita gente que não tem recurso material nenhum mas é de uma arrogância enorme. Também conheço pessoas muito ricas e inteligentes que estão sempre dispostas a crescer e aprender com os outros.

Ter confiança em nossas forças, saber que podemos ir longe não impede de sermos pessoas simples e humildes. O que vai fazer a diferença é a nossa capacidade de aprender com a vida e com as pessoas a nossa volta. Ser humilde, portanto, é praticar a virtude da terra fértil, ter a nossa mente sempre aberta para rever conceitos e crescer cada dia mais.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo