Buscar

O que te deixa honesto?

Qual é o cenário que mais mostra quem você é?.



Nós podemos facilmente utilizar a metáfora do esporte para diversos campos da nossa vida. Aqui pretendo falar de um ponto que serve para a vida inteira, desde o mercado de trabalho até os relacionamentos pessoais.


Eu luto jiu jitsu. Como todo o esporte o jiu jitsu tem suas tradições e dizeres. Eu costumo dizer que “o tatame deixa a gente honesto” uma vez que ali dentro não tem como enganar ninguém. Ou você sabe o que faz o vai perder.


Muitos que se preocupam em fazer um marketing pessoal o até mesmo se enganam com relação aos seus treinos e acabam enfrentando a dura realidade que o tatame mostra. Não tem como enganar. Se não treinou direito o teu adversário vai te vencer.


No mercado de trabalho é a mesma coisa. Um bom marketing não consegue mascarar um produto (ou serviço) ruim. Pelo contrário, até expõe suas falhas mais rápido. Por isso gosto da metáfora do tatame. No jiu jitsu o tatame me deixa honesto. E nos negócios? E nos relacionamentos?



“Um bom marketing não consegue mascarar um produto ruim.”

Essas são questões importantes para se pensar e fazer os ajustes necessários. Quem tem filhos pequenos sabe muito bem que nossas ilusões são expostas facilmente por eles. Não tem como dizer uma coisa e fazer outras achando que vai passar despercebido.


No mercado de trabalho isso funciona da mesma forma. O mercado vai selecionar os bons independente da nossa vontade. Por isso a concorrência é boa. Ela de certa forma nos deixa honestos e faz com que a gente se melhore. Concorrência ruim deixa a gente preguiçoso.


Nesses tempos de corrupção e mudanças no Brasil é preciso que a gente entenda essa dinâmica e descubra rapidinho o que nos deixa (ou nos mantém) honestos. Isso vai nos ajudar a crescer mais e vai com certeza evitar dores de cabeça futuras.


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo